O NOMAA OFFICES
Empreendimento da IDEE em Curitiba, o NOMAA Offices assinado pela ARQUEA, com projeto de paisagismo concebido por Flávia Tiraboschi e interiores por Fernanda Cassou, foi intencionado desde o início para proporcionar um ambiente de trabalho que prioriza o bem-estar, a sustentabilidade e a qualidade de vida. Aqui, a Bloco Base conduziu estratégias que contemplam conforto ambiental, eficiência energética e saúde dos ocupantes, garantindo o atendimento aos rigorosos critérios de sustentabilidade, e que vão trazer o Fitwel para o edifício.
Segundo Fernando Lacerda, da ARQUEA, a busca por estabelecer relações de qualidade entre natureza e espaço construído, pessoas e ambientes, público e privado guiou o projeto. “Isso se traduz em bem-estar para os usuários e quem interage com o projeto. A certificação é uma garantia concreta disso para os investidores do empreendimento”, completa o arquiteto.
Essas diretrizes marcam a arquitetura, e também direcionam a IDEE. André Nacli, diretor da incorporadora, aponta que o bem-estar e a sustentabilidade são pilares fundamentais para a vida coletiva nas cidades. Ele ainda completa: “Promover espaços que respeitam o meio ambiente e estimulam encontros, saúde e equilíbrio é uma forma de cuidar não só das pessoas, mas também do futuro urbano. Acreditamos que viver bem e viver junto devem caminhar lado a lado.”.
Flávia Tiraboschi, responsável pela concepção de paisagismo aponta a importância do processo de sustentabilidade: “Ao longo do desenvolvimento do projeto nos foi oferecido o apoio do Bloco Base. Este suporte nos deixou muito seguros, principalmente em relação a escolha das espécies vegetais, já que uma das premissas do projeto é somente o plantio de espécies nativas da região.”. A arquiteta completa sobre as diretrizes de regeneração ambiental: “Neste mapeamento priorizamos as espécies indicadas com risco de extinção e as mais atrativas para a avifauna local. Ter o apoio da consultoria nos abriu um leque de opções muito assertivas para o resgate e memória da natureza local”.
Intencionando cada um desses itens no Nomaa Offices, foram implementadas diretrizes como:
• Escadas convidativas e acessíveis, que estimulam a mobilidade ativa;
• Qualidade de vistas otimizadas, com amplas aberturas para espaços vegetados
• Conforto ambiental otimizado, com ventilação e iluminação naturais, além de controle rigoroso da qualidade do ar;
• Uso criterioso de materiais com baixa emissão de compostos tóxicos, assegurando a saúde dos usuários.
• Protocolos para operação saudável, eficiente e sustentável, como Gerenciamento de Pragas sem Pesticida, Protocolo de Limpeza Externa, Protocolo para Redução da Transmissão de Doenças Infecciosas e Guia de Alimentação Saudável em Eventos.
• Preparação do edifício para emergências, como desfibriladores automáticos, pontos de encontro
• Uso exclusivo de espécies nativas, com foco nas endêmicas – nativas com alguma restrição geográfica – e também naquelas já em extinção.
• Conexão do edifício com o entorno, próximo de um terminal de transporte público, com ciclovia qualificada na porta do edifício, além de paraciclos para os usuários
• Metais e louças mais eficientes, para uma operação mais sustentável.
• Resíduos da construção reciclados, colaborando para a economia circular, e redução de aterros.
• Obra mais limpa, com redução da Erosão e Sedimentação, levando menos sujeira para as ruas, evitando assoreamento de rios. Melhor Qualidade do Ar durante a construção, com menor quantidade de pó e químicos tóxicos, fazendo um canteiro mais saudável para os trabalhadores.
Adjacente ao NOMAA Offices, o Casa NOMAA também tem Consultoria em Sustentabilidade, Conforto e Eficiência da Bloco Base, em processo de Certificação GBC Brasil Condomínio. Ambas torres estão em construção pela EBR Engenharia.
Andrea Andriolo, da IDEE, aponta: “Contar com a consultoria da Bloco Base foi fundamental desde que decidimos avançar com os itens de sustentabilidade no Casa Nomaa e Noma Offices. Desde o início percebemos o compromisso em atender as premissas de certificação com o objetivo de gerar valor agregado real para os nossos clientes”. Ainda segundo a Engenheira Civil, alinhar os resultados alcançados, com o produto e a marca foi fundamental: “Isso conversa muito com o posicionamento da IDEE e nos trouxe segurança no sentido da certificação valer a pena, entendendo que o valor da certificação não é apenas exibir um selo, mas realmente tomar ações que colaborem com a sustentabilidade e o meio ambiente. Não tenho dúvidas que a Bloco Base foi a melhor consultoria que poderíamos ter encontrado para nos ajudar nesse processo”, complementa ela.